XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Póster (passado a Póster)

Exportar PDF

TNE do reto - a propósito de um caso clínico

Autores

Fortes, Rodrigo. Peliteiro, Joana. Teixeira, Manuel. Neves, Tatiana. Meruje, Filipa. Bettencourt, Vanessa. Perez, Horácio. Mega, Manuel.

Resumo Introdução

Os tumores neuroendócrinos (TNEs) origiram-se a partir das células neuroendócrinas localizadas ao longo da mucosa e submucosa no trato gastrointestinal. Os TNEs do reto representam cerca de 20% de todos os TNEs e cerca de 25% dos TNEs gastrointestinais. O TNE do reto é uma doença rara, com uma incidência em incremento devido à implementação de testes de screening endoscópico. A clínica é inespecífica, podendo apresentar-se como retorragia, dor abdominal ou síndrome carcinoide em 10 % dos casos e metade dos doentes estão assintomáticos. O tratamento dependende do tamanho, grau histológico e estadio da doença.

Resumo Métodos

Caso clínico

Resumo Resultados

Os autores descrevem o caso de um doente de 71 anos, sexo masculino, sem antecedentes relevantes, que, após um exame de PSOF positivo, realizou colonoscopia que identificou uma lesão subepitelial de cerca de 6 mm aos 10 cm da margem anal. A biópsia revelou um tumor neuroendocrino fragmentado sem margem avaliável. Realizou TC toraco-abdomino-pélvico sem disseminação secundária e ressonância magnética pélvica sem adenopatias locorregionais. Foi submetido a resseção local transanal por abordagem TAMIS (transanal minimally invasive surgery), sem intercorrências.

Resumo Discussão

O diagnóstico anatomo-patológico revelou tumor neuroendócrino, moderadamente diferenciado (G2), totalmente excisado. Realizou vigilância em consulta de cirurgia oncológica durante 5 anos, sem evidência de recidiva local ou à distância. Os tumores neuroendocrinos do reto quando detetados precocemente geralmente têm um curso benigno. Na ausência de secundarização, o tratamento exige a resseção completa, e dependendo do tamanho, grau histológico e estadiamento locorregional favorece-se a abordagem endoscópica, cirurgia transanal minimamente invasiva ou resseção cirúrgica oncológica.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos