XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Comunicação Oral (passado a Póster)

Exportar PDF

Próteses biliares biodegradáveis no tratamento de estenose biliar pós transplante hepático - comparação de resultados a curto prazo de 2 tipos de próteses

Autores

Autores: Ricardo Santos1, Rita Andrade1, João Simões1, Dulce Diogo2, Pedro Serralheiro1, Paulo Donato3, Alfredo Agostinho3, Luís Ferreira3, JG Tralhão1 Filiação: 1 - Serviço De Cirurgia, Departamento de Cirurgia e Gastrenterologia, ULS Coimbra 2 - Unidade de Transplantação Hepática de Adultos, ULS Coimbra 3 - Serviço de Imagem Médica, ULS Coimbra

Resumo Introdução

As estenoses biliares (EB) são complicações frequentes após transplante hepático (TH). Atualmente temos 5 anos de experiência com próteses biliares biodegradáveis (PBBD) de polidioxanona. Comparar os resultados de PBBD de magnésio recentemente introduzidas no nosso Centro com as de polidioxanona.

Resumo Métodos

Estudo retrospetivo unicêntrico com 11 doentes tratados de 12/2023 a 10/2024. Efetuado controlo analítico e imagiológico. Resultados comparados com um estudo de próteses de polidioxanona (31 doentes).

Resumo Resultados

16 PBBD colocadas em 11 doentes todos do sexo masculino. Mediana (Md) idade 61 anos (IQR 56-64). 4 casos estenose anastomótica e 7 estenose não anastomótica, Md diagnóstico 17,2 semanas (IQR 7,6-72,1) após TH. Md follow-up 2 meses (IQR 2-7). Md internamento após PBBD 8 dias (IQR 4-13; Vs. 5 dias - estudo prévio (EP). Surgiram 3 casos de colangite (27,3% Vs. 16,1% EP). Redução enzimas de colestase apenas em 27,3% dos doentes durante o período de estudo. Ocorreram recidivas estenóticas em 45,5% dos doentes (Vs. 19,4% EP).

Resumo Discussão

O aumento do tempo de follow-up é fundamental para avaliar os resultados a longo prazo. Com as próteses de magnésio verificaram-se mais episódios de colangite, de recidiva estenótica e menor normalização enzimática. A taxa de recidiva estenótica observada não corrobora a literatura, que reporta taxas de sucesso de 94,4% para próteses de magnésio. Apesar da literatura apontar para uma alta taxa de sucesso no tratamento das EB, o uso de PBBD de magnésio deverá ser cauteloso.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos