XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Póster (passado a Póster)

Exportar PDF

Feocromocitoma com invasão da Veia Cava Inferior - um caso de malignidade

Autores

Nicole Silva, Pedro Rodrigues, Lara Madeira, David Aparício, Frederico Vera-Cruz, Natacha Nunes, José Rocha, Carlos Martins, Luis Miranda, Luís Mendes Pedro

Resumo Introdução

O feocromocitoma é um tumor neuroendócrino da suprarrenal, produtor de catecolaminas. Apenas 10% destes são malignos, caracterizados por invasão local ou à distância. O prognóstico nestes casos é reservado.

Resumo Métodos

Caso clínico

Resumo Resultados

Mulher, 29 anos, com antecedentes de Neurofibromatose tipo 1. Referenciada à consulta por suspeita de hipertensão secundária. Realizou TC abdominal que demonstrou nódulo sólido da suprarrenal direita com 3,8 cm de diâmetro e componente intravascular na VCI, com 2,2 cm, em aparente continuidade com nódulo da suprarrenal. Estudo funcional com elevação marcada de catecolaminas séricas e metanefrinas urinárias. Optou-se por transferência para Hospital terciário para abordagem com apoio de Cirurgia Vascular. Foi realizada preparação pré-operatória com bloqueio alfa e beta, sendo sido posteriormente submetida a adrenalectomia direita por via laparotómica e exploração da VCI com trombectomia. Pós operatório sem intercorrências, com alta ao 5º dia. Histologia das peças operatórias identificaram neoplasia com 7.5 cm sugestiva de feocromocitoma maligno, sem invasão capsular, assim como neoplasia de 2 cm, histologicamente semelhante, correspondente à porção endovascular.

Resumo Discussão

A raridade do caso, sobretudo da invasão da VCI com preservação da integridade vascular, torna pertinente a sua discussão. A escassez de casos similares na literatura dificulta a sistematização da orientação clínica. Destaca-se a importância de abordagem multidisciplinar para melhor abordagem terapêutica.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos