XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Póster (passado a Póster)

Exportar PDF

ILEUS BILIAR, a propósito de um caso clínico.

Autores

Pedro Trino Pinheiro (1), Maria João T. Carvalho (1), Sofia Dias da Silva (1), Ana Moreira (1), Daniela Lira (1), Maria Adriano Costa (1), Maria Miranda (1), Vítor Francisco (1), Margarida A. Martins (1), Joana Noronha (1) (1) Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE - Aveiro

Resumo Introdução

Complicação rara da colelitíase, o íleus biliar é responsável por até 4% de todos os casos de oclusão intestinal mecânica. Mais frequente na mulher e acima dos 70 anos. Deve-se à migração e impactação de um cálculo através de uma fístula bilioentérica. provocando um quadro oclusivo que requer tratamento cirúrgico.

Resumo Métodos

Descrição de um caso de ileus biliar em doente sem fistulização biliar documentada

Resumo Resultados

Mulher de 80 anos, com antecedentes de internamentos prévios por colecistite aguda litiásica complicada que recorreu ao SU por dor abdominal com 1 dia de evolução, mais intensa no hipocôndrio direito e vómitos. Ao exame físico apresentava dor à palpação do HCD e timpanismo. Sem defesa. Analiticamente apresentava padrão colestático e aumento de parâmetros inflamatórios. Realizou TC evidenciando sinais de aerobilia, sem evidentes trajetos fistulosos, mas com distensão de ansas de delgado até ao ileum, condicionada por provável cálculo estratificado e que se admitia ser em relação com provável ileus biliar. Foi proposta cirurgia com enterotomia e remoção de cálculo biliar com cerca de 3 cm de maior eixo. Apresentou boa evolução pós-operatória cumprindo com ATB e retoma progressiva de dieta, sem intercorrências significativas. Alta ao 10º dia.

Resumo Discussão

O diagnóstico de Ileus biliar requer um elevado índice de suspeição e é frequentemente esquecido nos diagnósticos diferenciais dos quadros oclusivos. O tratamento desta patologia é cirúrgica devendo ser sempre o menos invisível possível.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos