Título: Resseção de Tumor Desmoide da Parede Abdominal: Relato de Caso
Autores
Batista F, Guimarães C, Pinto DM, Saraiva P, Correia JF
Resumo Introdução
O tumor desmoide é uma condição rara com um curso clínico imprevisível, que afeta principalmente mulheres entre 30 e 40 anos. A vigilância ativa tem se tornado a abordagem primária para casos assintomáticos. Em tumores sintomáticos, com crescimento e risco de condicionarem ressecções ainda mais agressivas no futuro o tratamento cirúrgico pode ser equacionado.
Resumo Métodos
Mulher de 36 anos com quadro de tumefação no músculo recto abdominal (região M2-3) de 25x14x25mm. A imagem sugeria tratar-se de tumor desmóide que se confirmou com biópsia. Excluídas outras neoplasias síncronas. Por dor e crescimento sustentado (vigilância com RM com crescimento para 43x36x32mm em cerca de 1 ano). Foi proposta para ressecção cirúrgica.
Resumo Resultados
Foi realizada a excisão alargada do tumor com avaliação das margens no intra-operatório (nódulo de 45 x 40 x 32 com peça muscular de 90 x 55 mm). Para a obtenção de medialização muscular e fascial foi necessário a realização de TAR bilateral, tendo sido reforçada com prótese biossintética Phasix ? em posição retromuscular com 30x35cm. A doente desenvolveu um seroma sintomático com necessidade de drenagem sendo identificado Anaerococcus e tratada com drenagem percutânea e antibioterapia dirigida de longo curso.
Resumo Discussão
A resseção cirúrgica de tumores da parede abdominal com necessidade de reconstrução síncrona da parede abdominal é possível e com bons resultados funcionais para os doentes