XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Póster (passado a Póster)

Exportar PDF

Schwannoma intramuscular da coxa - Caso clínico

Autores

José Pedro Fernandes; João Mendes; José Paulo Couto; Cláudia Lima; Inês Arnaud; Fábio Viveiros; Nuno Gonçalves; Cristina Monteiro; Telma Rodrigues Brito; Licínio Rego

Resumo Introdução

Os schwannomas são tumores benignos das bainhas nervosas periféricas e correspondem a 5% dos tumores dos tecidos moles, sendo que a apresentação intramuscular é bastante rara (<1%). Geralmente são assintomáticos e de crescimento indolente, podendo causar dor por compressão de estruturas adjacentes.

Resumo Métodos

Mulher, 32 anos, sem antecedentes de traumatismo. Referenciada à consulta por tumefação sólida dolorosa na coxa direita com vários meses de evolução e com TC realizada a relatar lesão de 27mm em íntima relação com periósteo femoral e com algum grau de suspeita de neoformação.

Resumo Resultados

Em consulta foi pedida RM da coxa direita que identificou lesão nodular sólida com 27x27x30mm nas fibras do músculo vasto intermédio, hiperintensa em T2, isointensa em T1 e com presença de "split fat sign", sugestivo de schwannoma intramuscular. Foi proposta exérese cirúrgica da lesão, cujo exame histológico e imunocitoquímico foram compatíveis com schwannoma.

Resumo Discussão

O schwannoma intramuscular da coxa é uma lesão rara que deve ser considerada no diagnóstico diferencial de massas intramusculares de crescimento indolente. Apesar da sua natureza benigna, o diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações como compressão nervosa ou disfunção motora. Este caso destaca a importância dos exames de diagnóstico, como a RM, bem como o papel da cirurgia para confirmação histológica. A doente manteve vigilância em consulta e não se verificaram intercorrências durante o seguimento pós-operatório.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos