Correção Cirúrgica de Hérnia Bochdalek no adulto - Caso Clínico
Autores
Filipa Rato1, Gonçalo Morais2, Susana Lareiro2, Rita Pancas 2, André Cortesão1, Mariana Lemos1, Mariana Duque1, André Oliva1, José Guilherme Tralhão1 1-Serviço de Cirurgia Geral 2- Serviço de Cirurgia Torácica
Resumo Introdução
A hérnia de Bochdalek (HB) resulta de um defeito na região póstero-lateral do diafragma, de etiologia congénita ou traumática. É caracterizada pela herniação de órgãos abdominais para a cavidade torácica. É pouco frequente em neonatos, e ainda mais rara em adultos(1-5% dos casos), mas apresenta elevado risco de complicações potencialmente fatais.
Resumo Métodos
Apresentamos um caso de HB direita de grandes dimensões, não complicada, com rim direito, cólon transverso e íleo distal no saco herniário.
Resumo Resultados
Homem 57 anos encaminhado à consulta de Cirurgia Geral por achado incidental de HB em TAC para estudo de lombalgia crónica. Identificou-se um defeito diafragmático com saco herniário com 15x13 cm e colo de 8x6 cm, contendo rim direito, colon transverso e íleo distal. Numa abordagem multidisciplinar entre a Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica, o doente foi submetido a toracotomia póstero-lateral direita com lise de aderências, redução do conteúdo herniário para a cavidade abdominal e rafia do defeito com polipropileno 0 e reforçado com prótese de polipropileno. Pós-operatório sem intercorrências, mantendo-se assintomático após 4 meses.
Resumo Discussão
As HB direitas são extremamente raras e em cerca de 1/3 dos casos, o saco herniário contém órgãos abdominais, mais comumente colon e estômago. Apesar da maioria das correções ser por via laparotómica anterior, a via torácica é preferida em cerca de 1/3 dos casos. A correção cirúrgica está sempre indicada, devido ao risco elevado de complicações potencialmente fatais