XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Póster (passado a Póster)

Exportar PDF

Manifestação rara do carcinoma papilar da tiroide: do diagnóstico ao tratamento

Autores

Tiago Antunes, Rita Andrade, Teresa Lindo, Catarina Melo, José Guilherme Tralhão

Resumo Introdução

Os quistos branquiais são anomalias congénitas, podendo tornar-se sintomáticos pelo aumento de dimensões ou sobre-infeção. Em casos raros, podem ser local de metastização dos tumores da cabeça e pescoço, incluindo da glândula tiroide.

Resumo Métodos

Homem de 60 anos com queixas de tumefação laterocervical direita com 5cm de aparecimento recente, sem antecedentes de relevo. O estudo por TC-Cervical e punção aspirativa foram compatíveis com quisto branquial, tendo sido submetido a cirurgia. O estudo anatomopatológico revelou diagnóstico de carcinoma papilar desenvolvido no contexto de quisto branquial. Neste sentido, foi realizado estudo ecográfico da Tiroide que mostrou um nódulo sólido no lobo direito com 14x10mm (TIRADS 4) cuja punção foi benigna (BETHESDA II). A função tiroideia era normal. O caso foi discutido em Reunião multidisciplinar, tendo sido proposto para tiroidectomia total.

Resumo Resultados

Submetido a tiroidectomia total, tendo o pós-operatório decorrido sem intercorrências. O estudo anatomopatológico da peça operatória revelou um microcarcinoma papilar com 9mm no lobo direito, completamente excisado (pT1aNx). Mantém seguimento, sem recorrência da doença.

Resumo Discussão

Um quisto branquial pode ser local de metastização, assim como local primário de carcinoma papilar da tiroide, se existirem focos de tecido tiroideu ectópico. O diagnóstico pode não ser fácil, devendo haver elevado grau de suspeição, podendo ser necessária cirurgia para confirmação diagnóstica.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos