GIST Jejunal - Relato de um Caso Clínico com Relevância Clínica
Autores
Hugo Moreira, Victor Viegas, Daniela Martins, Daniel Martins, Catarina Ortigosa, Hugo Pereira, Hugo Louro, Amélia Tavares, Fernando Viveiros, Manuel Oliveira
Resumo Introdução
Os tumores estromais gastrointestinais (GISTs) são raros, originados das células de Cajal. Apesar de serem mais comuns no estômago, o jejuno está envolvido em cerca de 10% dos casos. A clínica inclui dor abdominal, hemorragia gastrointestinal e, raramente, perfuração ou abscesso. O diagnóstico precoce revela-se essencial por forma a evitar complicações como anemia grave, hemorragia ou perfuração.
Resumo Métodos
Descrever um caso de GIST jejunal diagnosticado durante a investigação de anemia ferropénica e relacionar com aspetos imagiológicos e terapêuticos. Homem, 57 anos, seguido por anemia ferropénica, realizou estudo endoscópico sem alterações. O EnteroTC mostrava massa jejunal de 38x33mm, com características exofíticas e contornos definidos. Na TC e RMN, sem evidência de mestástases realizou-se enterectomia segmentar com margens livres.
Resumo Resultados
O doente evoluiu sem complicações. A histopatologia confirmou GIST positivo para CD117 e DOG-1 e índice mitótico de 3/50 HPF. Classificado como baixo risco, não estando indicado terapia adjuvante.
Resumo Discussão
GISTs jejunais caracterizam-se por crescimento extraluminal e hemorragia por ulceração da mucosa. A TC revela-se essencial no diagnóstico, complementando técnicas endoscópicas. A ressecção completa com margens negativas é o tratamento padrão. Tumores de baixo risco, como neste caso, têm bom prognóstico. Este caso reforça a importância da investigação diagnóstica em pacientes com anemia de causa desconhecida, destacando o papel da cirurgia na cura desta doença.