Ganglioneuroma retroperitoneal: Manobra de Mattox para além do Trauma
Autores
Tiago Antunes, Mariana Cruz, Ruben Rodrigues, Henrique Alexandrino, Catarina Melo, José Guilherme Tralhão
Resumo Introdução
A abordagem cirúrgica dos tumores retroperitoneais exige exposição adequada dos grandes vasos retroperitoneais de modo a assegurar excisão completa e em segurança.
Resumo Métodos
Mulher de 25 anos, sem antecedentes prévios de relevo, referenciada para consulta de cirurgia por lesão nodular retroperitoneal. Clinicamente com história de dor abdominal epigástrica arrastada. O estudo por imagem mostrou: lesão nodular heterogénea com 5,5 cm, de crescimento expansivo, adjacente à glândula suprarrenal esquerda e em contacto com o tronco celíaco, vasos esplénicos e renais esquerdos. O estudo dos tumores funcionantes foi negativo. O caso foi discutido em reunião multidisciplinar, tendo sido proposta para cirurgia.
Resumo Resultados
Por abordagem laparotómica foi identificada massa duro-elástica em topografia retropancreática. Após manobra de Mattox, encontrada lesão bem delimitada em localização pré-aórtica, entre a emergência do tronco celíaco (TC) e da artéria mesentérica superior (AMS), excisada na totalidade sem intercorrências. O pós operatório decorreu sem complicações, tendo tido alta ao 4º dia. O estudo anatomopatológico evidenciou uma neoplasia sólida encapsulada com 7x6x4cm compatível com Ganglioneuroma abdominal.
Resumo Discussão
Os ganglioneuromas são neoplasias benignas e indolentes. São mais frequentes nas crianças, sendo uma raridade no adulto. A utilização da rotação visceral medial esquerda (manobra de Mattox) permite a exposição da origem do TC e da AMS e foi determinante na excisão completa e em segurança desta lesão