Nem tudo é o que parece - nódulo retroesternal de etiologia indeterminada
Autores
Mónica Ferreira, Sandra Carvalho, Carlota Miranda, Henrique Candeias, Ana Paula Tavares, Hugo Pinto Marques
Resumo Introdução
A ectopia tiroideia é uma entidade rara que ocorre devido a uma migração caudal anormal da tiroide durante o desenvolvimento embrionário, situando-se geralmente ao longo do seu trajeto de descida. Habitualmente é assintomática, sendo muitas vezes subdiagnosticada.
Resumo Métodos
Mulher, 73 anos. Seguida por suspeita de TNE em contexto de diarreia. TC cervical: "No mediastino anterio-superior, observa-se nódulo de densidade tecidular com 23x17 mm, sem continuidade com a glândula tiroideia." Cintigrafia sem evidência de tecido tiroideu ectópico. PET DOTA-68Ga: "Lesão retro-esternal captante - lesão ganglionar? timica?". Decidida excisão em reunião multidisciplinar de Oncologia Torácica.
Resumo Resultados
Submetida a excisão de lesão retro-esternal por via cervical anterior com possibilidade de apoio da cirurgia torácica, que não foi necessário. Teve alta ao 1º dia pós-operatório. A histologia da peça revelou tecido tiroideu.
Resumo Discussão
A presença de tecido tiroideu no mediastino é uma condição rara e de difícil diagnóstico, dada a dificuldade de realização de biópsia pela sua localização. Em caso de lesão suspeita, a cirurgia é, por vezes, a única opção de diagnóstico definitivo.