Esplenectomia laparoscopica - step by step
Autores
Inês Prior, Rita Andrade; Tiago Antunes, João Almeida, José Tralhão
Resumo Introdução
A esplenectomia laparoscópica tornou-se o gold standard terapêutico à abordagem de patologia do baço devido, principalmente, às múltiplas vantagens quando comparada com a técnica convencional/tradicional.
Resumo Métodos
A intervenção deve iniciar-se pelo posicionamento do doente: uma abordagem transabdominal na qual o doente está em decúbito lateral permite uma melhor identificação de estruturas essenciais, com realização da técnica cirúrgica de uma forma segura.
Resumo Resultados
Podemos organizar a técnica nos seguintes passos: dissecção inicial do polo inferior; abordagem às estruturas do hilo esplénico com respectiva laqueação e seção; laqueação e secção dos vasos curtos; mobilização da porção posterior e superior do baço. Esta abordagem permite evitar mobilização e manipulações desnecessárias do baço, evitando efrações da cápsula e hemorragia, diminuindo o risco de morbilidade.
Resumo Discussão
A abordagem minimamente invasiva, neste caso laparoscópica, do baço facilita uma dissecção cuidadosa do hilo, com boa exposição das estruturas adjacentes e está associada a diminuição da dor no pós operatório, redução da morbilidade e tempo de internamento. Portanto, uma metodologia estandardizada da técnica laparoscópica e realizada por equipas dedicadas evita complicações e facilita a recuperação dos doentes