XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Póster (passado a Póster)

Exportar PDF

Agenesia do istmo e dois lobos piramidais: um achado intra-operatório incomum

Autores

Carolina Coutinho, João Capela, Cristina Fernandes, Pedro Sá Couto, Silvestre Carneiro

Resumo Introdução

A tiróide é uma glândula endócrina composta por 2 lobos laterais conectados por um istmo, tendo este último uma dimensão descrita de cerca de 1.25cm, localizando-se, por norma, anteriormente à segunda e terceiras cartilagens traqueais. Existem várias anomalias do desenvolvimento deste órgão, denominadas de disgenesias tiroideias, incluindo a agenesia do istmo. Trata-se de uma anomalia congénita rara, com incidência descrita de 3-33%. A sua significância clínica é incerta.

Resumo Métodos

Apresenta-se o caso de um doente do sexo masculino, de 62 anos de idade, seguido em Consulta Externa por Doença de Graves refratária a terapêutica médica.

Resumo Resultados

Foi proposto para cirurgia, tendo realizado estudo imagiológico pré-operatório com recurso a ecografia que descrevia uma glândula com estrutura heterogénea, de aspeto pseudonodular. Foi submetido a tiroidectomia total por via cervical anterior, tendo sido identificado intra-operatoriamente a presença de dois lobos piramidais e ausência de istmo tiroideu. O pós-operatório decorreu sem intercorrências.

Resumo Discussão

As alterações no desenvolvimento tiroideu levam a distorção da morfologia da glândula, podendo representar verdadeiros desafios cirúrgicos. O conhecimento destas anomalias morfológicas é importante no planeamento do ato cirúrgico e na definição da estratégia operatória. Foram já descritas várias anomalias, porém a agenesia do istmo é, de facto, uma das menos frequentes. Este caso visa ilustrar e realçar a importância do seu reconhecimento.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos