ANÁLISE DESCRITIVA DOS DOENTES SUBMETIDOS A SIGMOIDECTOMIA NO CANCRO DO CÓLON
Autores
Catarina Gomes, Beatriz Febra Madeira, Catarina Corrêa Figueira, André Bento, Afonso Zenóglio de Oliveira, Rita Malaquias, Rita Garrido
Resumo Introdução
O cancro colorretal é uma das neoplasias mais comuns em todo o mundo e a sua localização mais frequente é no cólon esquerdo. O tratamento cirúrgico é a única opção terapêutica com potencial curativo.
Resumo Métodos
Foi realizado um estudo observacional, retrospectivo e unicêntrico com pacientes submetidos a sigmoidectomia eletiva e no contexto de urgência para cancro do cólon sigmoide não complicado e não metastático, entre 2015 e 2019. A recolha e análise dos dados foram realizadas com o software IBM SPSS Statistics v.25.
Resumo Resultados
A amostra tem um total de 113 doentes submetidos a sigmoidectomia. 59 (52,2%) eram do sexo masculino e a idade média foi 69 anos [37,92]. Foram realizadas 88 (77,9%) sigmoidectomias eletivas. A abordagem cirúrgica mais frequente foi a laparotomia, 72 (63,7%). Segundo a 8ª Edição da AJCC, 37 (32,7%) doentes tinham estadio I, 29 (25,7) estadio II e 47 (41,6%) estadio III. A taxa de sobrevivência aos 5 anos foi de 76,1% e a taxa livre de doença aos 5 anos foi de 56,6%.
Resumo Discussão
Na nossa amostra a taxa de deiscências foi inferior à descrita na literatura, sendo superior no contexto eletivo. Na cirurgia de urgência há um menor número de anastomoses por o doente não apresentar condições para a realização desta. A taxa de sobrevivência global da nossa amostra é semelhante ao do descrito. O cancro colorretal é um dos mais prevalentes na nossa população, com uma mortalidade não desprezível aos 5 anos. A cirurgia continua a ser o único tratamento curativo.