XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Póster (passado a Póster)

Exportar PDF

Desafia cirúrgico de um BMN de 20cm

Autores

João Pedro Araújo Teixeira, Cristina Fernandes, João Capela Costa, João Pedro Sá Couto, Silvestre Carneiro

Resumo Introdução

O bócio multinodular (BMN) afeta até 600 milhões de pessoas mundialmente, estando relacionado com o défice de iodo, doenças funcionais, auto-imunes ou neoplasia. A sua prevalência aumenta com a idade, podendo haver um incremento até 20%/ano. Apesar de geralmente indolente,o BMN apresenta um risco de 3a10% de malignidade, frequentemente o carcinoma papilar. A abordagem diagnóstica inclui ecografia, biópsia aspirativa, doseamento da TSH e frações livres e, ocasionalmente, TC. A cirurgia está indicada na suspeita ou presença de malignidade,sintomas compressivos e hipertiroidismo.

Resumo Métodos

Homem, 60A,saudável.Encaminhado à consulta por bócio volumoso(Fig.1). Apresentava uma exuberante deformidade cervical com cerca de 20cm, predominante à direita, com massas compatíveis com conglomerados adenopáticos e importante circulação colateral. Do estudo realizado:citologia foi suspeita de malignidade, angioTAC cervico-torácica revelou uma tiróide de 205x172x164 mm(APxTxL), sem sinais de invasão da traqueia, esófago ou laringe.

Resumo Resultados

Foi submetido a tiroidectomia total com esvaziamento cervical radical modificado bilateral(Fig.2).A peça cirúrgica pesava 1kg. A histologia revelou carcinoma papilar de alto grau variante folicular com metástases ganglionares e invasão vascular. Em reunião de grupo multidisciplinar foi decidida terapêutica com iodo radioativo.

Resumo Discussão

Este caso enaltece a complexidade associada à cirurgia de um volumoso BMN, alertando para os cuidados e achados anatómicos numa abordagem passo-a-passo.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos