XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Comunicação Oral (passado a Póster)

Exportar PDF

Hipocalcémia pós cirurgia da tiróide: a experiência de um centro

Autores

Ana Rita Lourenço; Nicole Silva; Rita Gonçalves; Beatriz Louro; Lara Madeira; Natacha Nunes; Helena Devesa; Paulo Sintra

Resumo Introdução

A hipocalcémia é uma complicação frequente após a cirurgia da tiróide e está associada a um prolongamento da duração de internamento destes doentes. O objetivo deste trabalho foi analisar a incidência de hipocalcemia no pos operatório, ao mês e aos 6 meses nos doentes submetidos a cirurgia da tiróide; a relação da hipocalcemia com a cirurgia realizada, com a anatomopatologia e com os valores analíticos pré operatórios.

Resumo Métodos

Estudo retrospectivo dos doentes submetidos a cirurgia da tiroide num hospital periférico entre 1 de Janeiro de 2022 e 31 de Dezembro de 2023

Resumo Resultados

Foram submetidos a cirurgia da tiróide, um total de 133 doentes com uma média de 60 anos. A tiroidectomia total foi a cirurgia mais realizada (68%). Verificou-se que 19.6% dos doentes apresentavam PTH inferior ao normal às 3 horas de pós operatório, que se manteve quase na totalidade dos casos às 24 horas com hipocalcémia associada. Verificou-se uma correlação entre o menor valor de PTH e a hipocalcémia. Apresentaram hipocalcémia 40% dos doentes e necessitaram de suplementação de cálcio 1/3 dos doentes à data da alta. Apenas 1/4 dos doentes manteve hipocalcemia ao 1º mês.

Resumo Discussão

Existem diversos fatores associados a maior risco de hipocalcémia que resolve na maioria das vezes a longo prazo. Seria importante realizar mais estudos que nos permitissem estabelecer a melhor estratégia de suplementação de cálcio, nomeadamente tendo por base o valor da PTH às 3 horas de pós operatório, tentando diminuir a morbimortalidade destes doentes.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos