HÉRNIA DE LITTRÉ ESTRANGULADA
Autores
Maria Adriano Costa, Ana C. Moreira, Daniela Lira, Maria Miranda, Maria J. Carvalho, Pedro Trino, Vítor Francisco, Margarida Martins, Joana Noronha, Rui Moreira
Resumo Introdução
A hérnia de Littré é um tipo de hérnia raro, cujo conteúdo do saco consiste no divertículo de Meckel. O divertículo de Meckel resulta da falência do encerramento do canal onfalomesentérico.
Resumo Métodos
Descrição de um caso de hérnia de Littré.
Resumo Resultados
Homem, 75 anos, recorreu ao SU por tumefação inguinoscrotal direita irredutível associada a dor local, com 4 dias evolução. À observação, apirético, abdómen mole, depressível e indolor, com tumefação inguinoscrotal dolorosa e irredutível. Analiticamente, sem leucocitose, PCR:22,17 mg/dL. Radiografia abdominal sem níveis hidroaéreos. Ecografia confirma hérnia inguinal contendo gordura, ansas intestinais e derrame, não mobilizáveis. Operado no próprio dia, por hérnia inguinal estrangulada, através de incisão inguinal direita. Inspeção do saco, que continha divertículo de Meckel espessado, com sinais de isquemia, sem evidência de perfuração. Realizada diverticulectomia com máquina de sutura mecânica. A reparação herniária foi efetuada pela técnica Lichtenstein. Realizada laparoscopia para inspeção da cavidade abdominal por porta umbilical, que revelou local de diverticulectomia a ~80cm a montante da válvula ileocecal, com hemorragia da linha de agrafes, tendo sido realizada sutura sero-serosa de proteção, colhido pus da cavidade pélvica e colocado dreno abdominal. Teve alta ao 8ºdia, após ciclo de ATB.
Resumo Discussão
Este caso ressalva o facto de não haver sinais de oclusão, perante uma hérnia irredutível com conteúdo intestinal, dado este ser o divertículo de Meckel.