Abordagem multidisciplinar do pseudoaneurisma esplénico intra-parenquimatoso em contexto de trauma
Autores
Dr. André Cortesão, Dr. João Simões, Drª Filipa Rato, Drª Sara Andrade, Professor Doutor Paulo Donato, Professor Doutor José Guilherme Tralhão
Resumo Introdução
O pseudoaneurismas esplénico (PAE) intra-parenquimatoso é uma lesão nos vasos arteriais entre as duas camadas externas da parede da artéria, apresentando elevado risco rotura associado. O traumatismo abdominal fechado é uma causa de PAE. O tratamento passa por abordagem intra-vascular com embolização ou colocação de prótese ou abordagem cirúrgica.
Resumo Métodos
Pretende-se demonstrar a abordagem intra-vascular de PAE intra-parenquimatoso após trauma.
Resumo Resultados
Doente do sexo feminino, 84 anos. Antecedentes de doença de alzheimer, hipertensão arterial e fibrilhação auricular. Recorre ao SU por queda há 6 dias com queixas de dor torácica inferior esquerda que agravava com a inspiração. A radiografia grelha costal revelou fratura do 5º-10º arcos costais e derrame pleural esquerdo. Realizou Angio-TC abdominal que identificou três pseudoaneurismas intra-parenquimatosos no terço inferior do baço. Após discussão multidisciplinar decidido fazer embolização da artéria esplénica. Doente submetida a embolização da artéria esplénica por PAE sem intercorrências. Cumpriu programa de reabilitação. Teve alta ao 14º dia de internamento.
Resumo Discussão
A abordagem dos PAE é desafiante sobretudo entre a decisão de tratamento minimamente invasivo versus resseção esplénica. É fundamental a vigilância e o controlo após embolização de forma a verificar se o resultado pretendido foi eficaz.