Hemorragia digestiva baixa em doente renal crónico, um caso clínico
Autores
Filipa Pinhão Vilela, Ana Velez, Pedro Pinto, Marta Costa, José Tralhão
Resumo Introdução
A Hemorragia digestiva baixa (HDB) apresenta maior incidência nos doentes renais crónicos, representando um desafio devido às comorbilidades associadas, alterações da coagulação e uso de anticoagulantes/antiagregantes. Identificar a causa e uma abordagem adequada são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Resumo Métodos
Caso de homem de 57 anos, antecedentes de transplante renal e hernioplastia incisional, observado no serviço de urgência por hematoquezias com anemia severa (Hb 5,8g/dL). Realizada Videocápsula Endoscópica identificando-se hemorragia ativa no ileon terminal de natureza não esclarecida. A angio-TC mostrou sinais de hemorragia intestinal aguda endoluminal em ansa de delgado parecendo corresponder a divertículo de Meckel. Por persistência da hemorragia decidiu-se intervenção cirúrgica.
Resumo Resultados
Submetido a laparotomia exploradora e identificada lesão no íleon distal, em zona de anastomose prévia, realizando-se enterectomia segmentar e confeção de nova anastomose. O resultado anatomopatológico demonstrou segmento de intestino delgado com ulceração da mucosa e hemorragia da submucosa aparentemente secundária a rutura vascular.
Resumo Discussão
A HDB em doentes com DRC torna-se desafiante, as abordagens conservadoras são preferidas inicialmente, mas a cirurgia deve considerar-se quando há hemorragia persistente ou instabilidade hemodinâmica. A abordagem requer avaliação cuidadosa, monitorização rigorosa da função renal e controlo de comorbilidades, para melhorar o prognóstico e reduzir complicações.