XLV Congresso

Consulta de Trabalho
Póster (passado a Póster)

Exportar PDF

Massa cervical na casa dos vintes - Adenopatia?

Autores

Elisa Perestrelo, Duarte Alves, António Girão de Caires, Manuel Gouveia, Sara Fernandes, Fernanda Castro, Soraia Gonçalves, António Quintal, Miguel Nico Albano, Carmo Caldeira

Resumo Introdução

Os schwannomas são tumores benignos dos nervos periféricos solitários e de pequenas dimensões. Têm uma maior incidência nos adultos entre a 3ª e 6ª década de vida, sendo a localização mais comum as extremidades superiores (cabeça e pescoço). A maioria dos doentes são assintomáticos ou apresentam sintomatologia inespecífica associada com pequenos défices neurológicos, dependo da sua localização. A RM é o exame gold-standart para realização de diagnóstico e o tratamento passa pela excisão cirúrgica. O diagnóstico definitivo é dado pela anatomia patológica.

Resumo Métodos

Doente do sexo feminino de 25 anos, sem antecedentes médicos de relevo, referenciada por Hematologia para consulta de Cirurgia Geral por tumefação cervical esquerda de crescimento lento com 5 anos de evolução. Negava qualquer sintomatologia associada. Após avaliação ecográfica e dada a identificação de um relevante aumento adenopático com dimensões de 16 x 10mm, optou-se pela realização de uma biópsia excisional por suspeita de doença linfoproliferativa.

Resumo Resultados

O pós-operatório decorreu sem intercorrências. A amostra histológica apresentava aspetos compatíveis com schwanoma.

Resumo Discussão

A recorrência nestes tumores é incomum após resseção completa. Os doentes ficam rapidamente assintomáticos com ótimos resultados cirúrgicos a longo prazo. As transformações malignas destas lesões isoladas são raras, mas existem casos descritos. Ainda que a RM possa sugerir o diagnóstico, por norma só é confirmado pós-operatoriamente.

Necessita de Ajuda?

Contacte-nos para colocar alguma questão técnica relacionada com os trabalhos submetidos

Contacte-nos