De pólipo fibromatoso a oclusão intestinal por invaginação ileal
Autores
Ferreira, M.; Ricardo, J.; Stoian, D.; Magalhães, A; Claro, M.; Martins, J.A.
Resumo Introdução
A oclusão intestinal por invaginação do delgado retrata uma ocorrência rara. A invaginação intestinal em adultos por lesões benignas representa a minoria dos casos, entre as quais o tumor de Vanek é uma das menos comuns.
Resumo Métodos
O caso é de um homem de 69 anos admitido por dor epigástrica e vómitos. Realizou TC que revelou invaginação do ileon a condicionar distensão a montante. Dado o quadro de oclusão intestinal, colocou-se indicação cirúrgica urgente. Intraoperatoriamente identificou-se intussuscepção do ileon terminal com massa tumoral intraluminal. Foi submetido a enterectomia segmentar minimamente invasiva. O resultado histológico identificou um pólipo fibromatoso inflamatório como causa da invaginação ileal. No período pós-operatório evoluiu favoravelmente com resolução das queixas álgicas e retoma de trânsito intestinal.
Resumo Resultados
A invaginação intestinal em adultos deve motivar marcha diagnóstica a fim de se compreender a sua etiologia. Habitualmente, dada a elevada prevalência de lesões malignas associadas, implica diagnóstico histológico.
Resumo Discussão
A maioria dos casos de invaginação intestinal tem etiologia maligna nos adultos e deve motivar por isso estudo adicional, ainda que se apresente como incidentaloma. O tumor de Vanek, também conhecido como pólipo fibromatoso inflamatório representa uma entidade benigna cuja apresentação pode motivar intervenção cirúrgica urgente. A sua localização pode ocorrer em qualquer parte do trato digestivo embora o ileon constitua um dos locais mais frequentes.