Particularidades do tratamento da doença de Crohn fistulizante em doente sob ECMO VA candidata a transplante cardíaco - caso clínico
Autores
Elisabete do Vale Campos, Miguel Almeida, André Pereira, Luís Malheiro, Elisabete Barbosa, Silvestre Carneiro
Resumo Introdução
A doença de Crohn é uma doença inflamatória crónica podendo afetar qualquer segmento do trato gastrointestinal. 4-23% dos pacientes apresentam um fenótipo penetrante caracterizado por perfuração, abcesso ou fistulização.
Resumo Métodos
Mulher, 48 anos, com doença de Crohn, internada no SMI por choque cardiogénico pós-STEMI Killip IV, sob ECMO VA e candidata a transplante cardíaco. Por quadro séptico realizou TC que revelou abcesso/fistula ileo-ileal complexa. Por Doença de Crohn com sépsis intra-abdominal não controlada medicamente, contraindicando transplante cardíaco, foi proposta para cirurgia abdominal.
Resumo Resultados
Submetida a laparoscopia, constatando-se segmento ileal com doença ativa a 150cm da VIC, com abcesso interansas, e fistulização para segmento jejunal que não apresentava sinais de doença macroscópica. Procedeu-se a exérese tangencial de fístula jejunal com stapler e enterectomia segmentar com confeção de anastomose mecânica íleo-ileal anisoperistáltica. Histologia: inflamação crónica transmural da parede entérica com ulceração e fissura, sem lesões nos topos de exérese. Reinício de dieta entérica em D5 pós-operatório com boa tolerância e trânsito intestinal mantido, reavaliação imagiológica sem sinais de doença de Crohn activa. Alta após realização de transplante cardíaco.
Resumo Discussão
Fístulas medicamente refratárias requerem ressecção do segmento intestinal envolvido, constituindo o tratamento mais eficaz nos casos em que é fulcral um rápido controlo da doença.