Carcinoma da Suprarrenal: Um incidentaloma maligno
Autores
Mónica Ferreira, Mariana Mourão, Carlota Miranda, Sandra Carvalho, Sofia Cuco Guerreiro, Raquel Mega, Ana Paula Tavares, Hugo Pinto Marques
Resumo Introdução
Os carcinomas da suprarrenal (CSR) são tumores raros e frequentemente agressivos. Diagnosticados maioritariamente enquanto incidentalomas, apresentam-se habitualmente como massas de grandes dimensões, sendo nódulos funcionantes em 15% dos casos.
Resumo Métodos
Homem, 80 anos, referenciado à consulta de cirurgia endócrina por incidentaloma da suprarrenal direita, produtor de cortisol, com dimensões de 13x11 cm, de natureza indeterminada após estudo imagiológico. Exames de estadiamento sem evidência de invasão loco-regional ou de metastização.
Resumo Resultados
Após reunião multidisciplinar, submetido a adrenalectomia direita, por via laparotómica. Intra-operatoriamente constatou-se tumor de grandes dimensões em íntima relação com a veia cava inferior. Cirurgia complicada por lesão iatrogénica da veia renal direita, com necessidade de rafia e suporte transfusional. Pós-operatório sem intercorrências, com alta ao 14º dia. Confirmação da permeabilidade da vascularização renal por eco-doppler. A anatomia patológica revelou carcinoma do córtex adrenal de muito alto risco (Ki 30%), pT3, pN, R1. O doente encontra-se atualmente com seguimento em oncologia.
Resumo Discussão
Os CSR correspondem a uma minoria dos incidentalomas da suprarrenal, sendo essencial uma abordagem multidisciplinar. A resseção cirúrgica, pilar fulcral no tratamento desta patologia, deverá ser realizada em centros e por equipas com grande volume no tratamento de patologia adrenal. O prognóstico é geralmente desfavorável e o seguimento pós-operatório essencial.